Logos Apologética
Logos Apologética
Logos Apologética
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Logos Apologética

Fórum de debates do Logos Apologética e da Liga da Justiça Elite
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 O Jogo da Vida

Ir para baixo 
AutorMensagem
Blender guy

Blender guy


Mensagens : 87
Data de inscrição : 13/09/2011
Idade : 28

O Jogo da Vida Empty
MensagemAssunto: O Jogo da Vida   O Jogo da Vida EmptyQui Set 22, 2011 2:09 pm

Neste tópico falarei um pouco sobre o Jogo da Vida, e como ele pode ser usado à nosso favor em debates Wink .


Apresentando o Jogo da Vida:

Criado pelo matemático John Conway, o jogo consiste em uma malha (um "mundo", se preferir) cheia de espaços vazios. Estes espaços são chamados de "células mortas". Para o jogo começar, antes é preciso delimitar pelo menos que uma célula morta se transforme em uma célula viva. Assim que os conjuntos de células vivas tiverem sido delimitados, é só deixar a simulação rolar por conta própria. Com base em algumas regras já dispostas no jogo, estas células podem morrer, dar origem à outras ou simplesmente se manter por mais de uma geração, sempre tendo como referência a quantidade de células vivas e mortas ao redor. Estas são as regras do jogo:
a) Qualquer célula viva que mantenha menos de dois vizinhos vivos morre.
b) Qualquer célula viva que mantenha mais de três vizinhos vivos morre.
c) Qualquer célula viva que mantenha dois ou três vizinhos vivos sobrevive para uma próxima geração.
d) Qualquer célula morta que mantenha três vizinhos, se torna viva na próxima geração.
Com estas regras simples, diversos padrões (as chamadas imagens) podem ser criados. Alguns eu chamarei de "simples", como gliders, blocos, botes, e outros serão os "complexos", como Glider Guns. Caso queira saber mais, acesse a página sobre Jogo da Vida na Wikipédia (ela explica melhor que eu) e, caso queira ver na prática como ele funciona, acesse http://www.bitstorm.org/gameoflife/ Wink .


Visão Geral de Como ele Funciona:

Assim que você começar a brincar com o autômato, você verá que existem um conjunto de formas já salvas na memória do jogo. Imagens simples como o glider, e imagens mais complxas como o Tumbler. Quando você escolhe "carregar" uma destas imagens, o jogo automaticamente ativa as células necessárias para a formação delas. E, deixando a simulação rodar, você logo verá que cada uma destas imagens têm comportamentos diferentes (o glider caminha pela tela, o Tumbler oscila em suas gerações, etc.). Mas você pode muito bem delimitar quais células você quer ativar, e, a partir de suas escolhas, ver como a simulação vai rodar. As imagens não são nada mais que arrumações especiais de células que, trabalhando em conjunto com as regras do jogo, geram padrões interessantes. (Eu sei que parece um poucvo confuso, mas se acessar o link que eu botei, garanto que será muito mais fácil entender do que estou falando Wink ) Mas não importa como seja sua arrumação de células, pode ter certeza que, por mais caótico que se dê uma reação, ela irá dar origem a imagens simples, como os gliders e os blocos. Isso ocorre por que estas imagens são bastante simples em sua composição, e são muito estáveis.


Relacionando Universos:

Façamos uma analogia entre o Jogo da Vida e o Universo. Ambos funcionam com base em leis que determinam ações e reações, e ambos geram padrões a partir do "caos". Além disso, pequisando no Youtube, você encontra diversas imagens, que tem comportamentos inacreditáveis para um "Universo" que se delimite em 4 simples regras fundamentais. E, com base nessas regras, outras podem ser tiradas: se um glider se "chocar" contra um LWSS (outra imagem com comportamento semelhante à um glider), um segundo glider irá se formar, desta vez caminhando em outra direção. Logo, temos a "fórmula" Glider + LWSS = -Glider, onde o sinal negativo significa outra direção (que não é a direção oposta ao do primeiro glider, só para deixar bem claro). Comparemos isto com uma reação química. Se uma molécula de HCl é quebrada em H+ e Cl- (eu não sei como escrever estes símbolos no computador, tá silent ) por uma molécula de água, é porque, à nível molecular, reações ocorreram. Eu não tenho doutorado em química, mas apenas como SUPOSIÇÃO, vamos imaginar que isso se dê devido à polaridade da água (SUPOSICÃO !!!!!!!!!). Bem, neste caso a polaridade da água representaria uma das 4 leis fundamentais do Jogo da Vida, e a reação HCl em meio aquoso = H+ e Cl- seria análoga à reação Glider + LWSS = -Glider. Perceberam como ambos os universos agem de maneira idêntica? O universo do jogo é muito mais simples do que o nosso, apenas (ou talvez não, muitos cientistas buscam pela "teoria unificada", né Smile , talvez seja apenas uma escala infinitamente menor). Bem, o rpoblema é que o universo do Jogo da Vida, com todas as semlhanças ao nosso, é mantido por uma força inteligente, um Deus daquele universo, se me permite: você. Quer ver só?
1- Você é quase onipotente: você pode fazer qualquer coisa com aquele universo, pode "dar a vida" à qualquer célula, pode matar qual você quiser e pode RESETAR todo o universo e começar do zero, se preferir. Só não pode alterar as 4 regras fundamentais dele. E, vale ressaltar, você é "onipotente em relação ao universo do jogo", você pode fazer o que quiser ali, não na vida real, só pra não me tacharem de louco (o que eu acho que já devem ter feito, depois do que escrevi aqui Shocked )
2-Você PODE ser onisciente (também em relação ao jogo): ao conhecer as regras fundamentais deste universo, você pode saber onde e quando uma célula em determinado lugar virá à vida, ou não. E poderá também saber onde serão criado gliders, blocos, etc. Claro, você passaria um bom tempo fazendo cálculos matemático, mais saberia reconhecer como serão as futuras gerações. Usei o termo "PODE" justamente por causa disso; eu prefiro deixar o jogo rodar sozinho e no final ver que porcaria deu clown .
3-Você é onipresente: quem acessou o site que eu passei, viu que o Universo do jogo pode ter 3 tamanhos diferentes; pequeno, médio ou grande. E você pode ver qualquer ponto da tela, qualquer célula que seja, quando bem entender. Você só não é mais onipresente por causa da maneira de como estes universos se comunicam; a tela do seu computador ocupa espaço em nosso universo, que você naturalmente não pode obervar ao mesmo tempo, pois você não é onipresente NESTE universo. No entanto, a tela mostra TODO o tabuleiro do jogo; se você tivesse um campo de visão maior, você poderia observar todo o jogo de uma só vez, pois olharia para toda a tela do computador de uma só vez...


Bem, esta foi apenas um preparativo para como vamos usar isto a nosso favor. Farei um post sobre isso já já, mas enquanto isso, aconselho irem se acostumando com o Jogo da Vida, para que possam compreender melhor o que eu falei, se não, vou terminar como uma espécie de Geek maluco geek geek

Por enquanto é isso, e fiquem com Deus.
cheers cheers cheers


Ir para o topo Ir para baixo
Blender guy

Blender guy


Mensagens : 87
Data de inscrição : 13/09/2011
Idade : 28

O Jogo da Vida Empty
MensagemAssunto: Re: O Jogo da Vida   O Jogo da Vida EmptySáb Set 24, 2011 8:06 am

Bem, enfim, vamos ao possível debate;


Teísta- O Universo não pode ter sido criado por conta própria, visto que ele apresenta leis, padrões e uma sintonia fina entre estas características. O Jogo da Vida, de John Conway, é um exemplo disso. Ele simula um universo virtual (muito simples, é verdade, mas análogo ao nosso) que só funciona de acordo com sua vontade (o "jogador").

Neo-ateu- Não acredito nisso; como muitos "jogadores" (eu não sei se o termo correto é esse) devem saber, você pode gerar o caos neste universo: basta escolher, antes de rodar a simulação, células aleatórias para ativar, e pronto, o caos está feito. Isto não necessariamente prova que Deus inexiste, mas refuta sua idéia de que padrôes não podem surgir do caos.

Teísta- Por que?

Neo-ateu- Pois, mesmo quando ocorre o caos (vocês vão cansar de ouvir essa palavra nesse post, já tô até vendo) no seu universo, é possível perceber padrões "saindo" dele. Em meio à todo aquele amontoado de células vivas-mortas, formas simples como Gliders e Blocos são formados. E estas são Imagens, formas que apresentam características especiais. Portanto, apesar do caos, padrões poderiam surgir neste universo. Ora, se padrões podem surgir nesse universo a paritr disso, porque no nosso não pode?

Teísta- Muito simples: aquilo que nós damos como "caos" na verdade é regido por regras. No site que eu passei, no post acima, você tem a oportunidade de escolher passar cada geração unicamente, através de cliques. Se, no momento do caos ( Evil or Very Mad ) você escolher utilizar esta técnica, você pode predizer as próximas gerações. Claro, estudando célula por célula (já nem sei mais se voces tão entendendo, mas, de novo, utilizar o site que passei vai ajudar bastante), o que levaria um certo tempo clown , você pode saber quais células serão ativadas ou morrerâo na próxima geração, pois você sabe as regras. Mas, como ninguém teria paciência para isso, deixamos o jogo rodar sozinho, por conta própria. E, sem ter a chance de estudar a fundo as gerações, aquele monte de explosões sem sentido parece o caos para nós. E, quanto às formas que nascem a partir dele, é verdade; elas aparecem em muitos universos, mas isso só ocorre porque existem leis imutáveis no Jogo da Vida. As quatro leis fundamentais. Se não existessem nenhuma lei, um Glider poderia, no meio do caminho, explodir em 89 Blocos, se quisesse. Isso quando as leis vão sendo mutadas aleatoriamente. Eu naõ consigo imaginar nenhum sistema que não tenha alguma lei existente, aliás, se nosso Universo não apresentasse tais leis, nem haveria Ciência, que depende deste padrôes para existir.

Neo-ateu- Mas não foi você quem criou as 4 leis do Jogo da Vida. Portanto, você criou um universo a partir de quatro leis que já existiam nele. As leis não foram criadas a partir de sua inteligência, apesar de você, a partir delas, poder criar seu próprio universo. Mas, em algumas versões do jogo, você pode clicar em um botâozinho especial, que escolhe aleatoriamente quais células serão ativadas. Certo, sabemos que o que irá acontecer não é o "caos", mas você não teve um dedo nisso certo?

Teísta- NÃO !!!!! (minha pequena homenagem à "trolada" que dawkins deu nos "crentes";https://www.youtube.com/watch?v=y3TF6SHrWO4 clown ). Antes de mais nada, eu tive sim um papel importante ao dizer que o universo nasceria aleatoriamente. Oras, é verdade que eu não faria muito mais coisa nesse caso, e que o universo iria evoluir por conta própria, mas EU determinei ISSO ao universo. Eu mandei ele acionar células aleatoriamente. Ou seja, isso foi atitude de uma força inteligente também. E quanto às quatro leis, você até tá certo. Eu não criei estas leis, aliás, nem programei esse jogo. Quem fez isso foi outra força inteligente, o John Conway. E, se não me engano, existem versões do jogo onde você pode aletara as 4 leis, se quiser. Fica mais do que claro que este universo só pôde existir por vontade de uma força inteligente.




Bem, o texto terminaria aí, eu acho. Antes de finalizar, gostaria de completar uma característica "divina" que o jogador tem diante do jogo:
Ele é "atemporal em relação ao jogo": Certo, atemporal significa não sofrer ação de nehum tempo, mas vamos usar este termo só pra dar uma idéia, ok? Wink No site em que eu passei (minha propaganda tá ficando muito óbvia ? clown ), você pode escolher 3 tipos de tempo. Basicamente, é um lento, um médio, e um rápido. Na minha concepção, se estivéssemos naquele universo, não importa qual tempo o jogador escolhe, nós sempre perceberíamos o "mesmo tempo" passando, ele não ficaria mais rápido ou mais lento (se fizéssemos parte daquele universo). Mas nós, aqui em nosso mundo, percebemos que o tempo lá dentro passa mais rápido (então ficamos mais lentos em relação ao universo? Alguém poderia me responder se isso tá certo, porque eu não sei se é verdade) e no entanto, nós não envelhecemos mais rápido. Portanto o tempo deles não interfere no nosso, por isso, em relação ao tempo deles somos "atemporais". Botei entre aspas porque nós sofremos ação do nosso tempo.


Bem, a viagem astral termina por aqui eu acho. Não esqueçam de dar sua opnião sobre o post, e fiquem com o "Jogador", galera. clown

Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven cheers cheers cheers cheers Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
 
O Jogo da Vida
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Logos Apologética :: Filosofia-
Ir para: