Logos Apologética
Logos Apologética
Logos Apologética
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Logos Apologética

Fórum de debates do Logos Apologética e da Liga da Justiça Elite
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Problema da mente!

Ir para baixo 
AutorMensagem
rafaelcgs10

rafaelcgs10


Mensagens : 47
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 30

Problema da mente! Empty
MensagemAssunto: Problema da mente!   Problema da mente! EmptySeg Dez 05, 2011 4:57 pm

O argumento especifico do vídeo "teísmo e moralidade e resposta ao "Eu, Ateu"" que diz que não é possivel provar a existencia da mente de maneira empírica me motivo a fazer um texto.
link do vídeo motivacional: https://www.youtube.com/watch?v=Tx_KL7cN918


Este argumento é um debate é filosófico e cientifico, e seria possível ir mais a fundo neste debate (por parte filosófica) e chegar na filosofia de Platão sobre a realidade, e para quem não a conhece estaríamos falando da mesma filosofia do filme Matrix.
Não conheço algum ramo na ciência que estuda a "realidade", se existe me diga!
Tentarei mostrar como é possível provar a existência da mente utilizando de uma analise cientifica do que é a mente. Portanto eu não entrarei na questão do sobrenatural, pois não há evidencias empíricas (se tiver uma prova eu aceito analisa-la) de que há modos de sustentar uma mente de maneira
extracorporal.


O primeiro passo seria definir o que é a mente:

Mente é uma característica exclusiva de seres vivos dotados sistema nervoso centralizado. Essa propriedade do sistema nervoso central fornece uma vantagem adaptativa, essa pois, possibilita interagir inteligentemente (capaz de prever resultados, aprender e criar) com o meio. Nem toda mente é dotada de consciência, e menos ainda de autoconsciência. Vou apresentar seres vivos de acordo com seu grau de capacidade mental:

Vegetais: Não possuem mente, pois não tem sistema nervoso.
Cnidários: Não possuem mente, pois não tem sistema nervoso centralizado, age apenas por reflexos.
Artropodes: Possuem mente, mas sem consciência, pois é apenas capaz apenas de prever resultados, e tem comportamento predefinido limitado (é incapaz de passar no teste do
espelho).
Pequenos macacos: Possuem mente, com consciência, pois são capazes de criar e aprender, mas sem autoconsciência, porque falham quando submetidos ao teste do espelho.
Ser humano/grandes macacos/golfinhos: Possuem mente, com consciência e autoconsciência; são extremamente completos, capazes de criar, aprender e quando na frente do
espelho arrumam o cabelo.

Portanto mente é essa grande propriedade resultante do sistema nervoso centralizado!

Com base nessas informações como posso saber se existe outras mentes alem da minha?

Bastaria apenas fazer uma analise do ser em questão, se ele tiver alguma das características apresentadas ele terá uma mente, mesmo que esse não seja um ser vivo. Esse seria o caso da Inteligencia Artificial dos computadores, que mesmo sendo limitada e de comportamento predefinido são capazes de interagir de maneira inteligente com o meio.

Fiz um vídeo (meu primeiro) sobre o assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=qcU_RvlOmkw

OBS: Eu já tinha feito esse vídeo ontem, mas ficou horrível então re-fiz.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelcgs10

rafaelcgs10


Mensagens : 47
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 30

Problema da mente! Empty
MensagemAssunto: Re: Problema da mente!   Problema da mente! EmptySeg Dez 05, 2011 5:13 pm

Estou tendo que upar de novo o meu vídeo!!!
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelcgs10

rafaelcgs10


Mensagens : 47
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 30

Problema da mente! Empty
MensagemAssunto: Re: Problema da mente!   Problema da mente! EmptySeg Dez 05, 2011 5:27 pm

link do meu video:
https://www.youtube.com/watch?v=eYhOHo4ApGA
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Problema da mente! Empty
MensagemAssunto: Re: Problema da mente!   Problema da mente! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Problema da mente!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Logos Apologética :: Ciência-
Ir para: