Logos Apologética
Logos Apologética
Logos Apologética
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Logos Apologética

Fórum de debates do Logos Apologética e da Liga da Justiça Elite
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Matheus Santos

Matheus Santos


Mensagens : 106
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 40
Localização : Fortaleza

O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? Empty
MensagemAssunto: O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?   O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? EmptySex Dez 16, 2011 7:32 pm

Alguém aqui seria capaz de definir alguma dessas denominações nos dias de hoje?
Ir para o topo Ir para baixo
Blender guy

Blender guy


Mensagens : 87
Data de inscrição : 13/09/2011
Idade : 28

O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?   O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? EmptyTer Dez 20, 2011 4:10 pm

Rapaz, eu não sou nenhum grande estudioso político, portanto a visão que vou botar aqui pode não ser a correta. Mas na minha opnião, a polarização direito-esquerda tem a ver de como algum regime trata a sociedade.

Eu imagino (lembrando que posso ter me enganado) que regimes de direita trabalhem com o conceito de "indivíduo", quanto mais de direita, mais se defenderia fatores ligados ao indivíduo único. Já os regimes de esquerda tentam trabalhar mais com a sociedade como um todo. É como se a direita desse mais valor ao indivíduo e a esquerda daria mais valor ao grupo.

Pelo menos é o que eu acho ao ver como funciona o comunismo e capitalismo. No comunismo, há muito aquela questão de fazer parte do povo, se juntar, agrupar-se para conseguir benefícios para a sociedade. No capitalismo, vemos uma maior atenção ao indivíduo, que estaria mais "solto" dessa questão de se unir à alguma facção política, etc. Mas como eu disse, eu não sei se é assim que se divide o sistema. Essa é só a minha visão, e pode estar errada.

Abraços, e fique com Deus.
cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Santos

Matheus Santos


Mensagens : 106
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 40
Localização : Fortaleza

O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?   O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? EmptyDom Dez 25, 2011 3:19 pm

Tudo certo! Mas...

O problema é justamente esse. Não existem definições muito claras. Você pode aceitar alguma se baseando em processos históricos, o que me parece bem razoável.

Você focou no ponto do individualismoXcomunitarismo. Outros poderiam polarizar em outros pontos como o econômico: LiberalismoXIntervenção do Estado.

O que não da é pra separar entre capitalistasXcomunistas, como muitos insistem em fazer.OU PIOR! Quando falar em comunismo, aponta-se governos ditos comunistas e quando se fala de capitalismo nada se fala de governos. Quando se fala de atrocidades, aponta-se para a esquerda (com o teto de vidro!).

Você vai perceber isso por aí, Blender guy. Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
kilderymaciel

kilderymaciel


Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : Fortaleza

O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?   O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? EmptyTer Mar 27, 2012 6:59 am

Meu caro,

Se Cazuza estivesse vivo, cantaria sem pudor: " Hipocrisia, eu quero uma para viver". As ideologias que antes erram perigosas, tornarasse barganhas fisiologistas em nome da governabilidade. Se antes os posicionamentos e os questionamentos estavam claramente à esquera ou à direita, hoje, estamos em uma senóide que dependendo da troca de favores, fica na direção que melhor lhe favorecer.
Ir para o topo Ir para baixo
Emerson
Admin
Emerson


Mensagens : 299
Data de inscrição : 08/09/2011
Localização : Marília

O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?   O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? EmptyTer Mar 27, 2012 7:35 am

É verdade, Kildery. O problema é a esquerda e o secularismo militante. Não há oposição de direita organizada. Assim, os ratos ficam livres para agir como quiserem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sentircomaigreja.blogspot.com
Matheus Santos

Matheus Santos


Mensagens : 106
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 40
Localização : Fortaleza

O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?   O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? EmptyQui Jun 14, 2012 6:52 pm

Emerson escreveu:
É verdade, Kildery. O problema é a esquerda e o secularismo militante. Não há oposição de direita organizada. Assim, os ratos ficam livres para agir como quiserem.

É verdade, Kildery. O verdadeiro problema foi a direita e o fundamentalismo religioso. A esquerda na situação utilizou dos artifícios da direita falida em prol da governabilidade. Saíram as raposas, sobraram alguns ratos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?   O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é direita? E esquerda? Essas definições ainda se aplicam?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Logos Apologética :: Direito, política e economia-
Ir para: